Filosofia

As Imagens Mentais

Tudo quanto fazemos cria imagens mentais que ficam para sempre registadas num átomo a que os Rosacruzes chamam “átomo-semente” e na Memória da Natureza.

Quanto se diz “para sempre”, é para indicar todo o tempo necessário para terminar a evolução do criador dessas imagens mentais. Porque, ao atingirmos o mais alto estado de perfeição, que todos andamos buscando, por maus e por bons caminhos, seremos Cristos e o nosso átomo-semente estará liberto de todas as imagens grosseiras, pois estaremos novamente no estado donde descemos para a Terra quando éramos “espíritos virginais”, inocentes, sem experiência. Voltamos ao seio do Pai com a enorme riqueza que resulta das experiências que fizemos ao longo de todas as vidas terrenas em que vivemos, e durante as quais perdemos a inocência e conquistámos a virtude e o poder que só aos “filhos de Deus” pode ser dado.

“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedrinha branca, e na pedrinha um nome novo escrito, o qual ninguém conhece, senão aquele que o recebe”1.

(Resumo do texto publicado)

Cristófilo

1. Apocalipse, 2, 17.




[ Índice ]